Em maio tivemos o Dia Internacional dos Museus (18). Essas datas comemorativas são importantes para chamar a atenção de determinados assuntos relevantes à sociedade e, neste caso especificamente, valorizar e incentivar a ida aos museus. Minha sugestão de exposição, que começou neste mês, é “A Beleza Sombria dos Monstros: 13 anos de A Arte de Tim Burton“.
Até o dia 14 de agosto, a cidade de São Paulo poderá contar com uma exposição interativa do diretor, produtor, roteirista, escritor, animador e desenhista (ufa) Tim Burton. São 14 salas com suas obras, totalizando 2,6 mil metros quadrados da Oca, localizada no Parque do Ibirapuera.
É uma excelente oportunidade para os fãs de Tim Burton conhecerem mais profundamente o trabalho do norte-americano, conhecido pela sua intensa criatividade, muitas vezes denominada excêntrica.
Inspirada no livro “A Arte de Tim Burton”, lançado em 2009, a exposição traz a possibilidade de ser interativa e imersiva. Nesta adaptação, foi o próprio homenageado quem mudou o nome inserindo “A Beleza Sombria dos Monstros”, trazendo luz e sombras na caracterização presencial.
Segundo a curadora responsável, Jenny He, esta exposição é um “livro expandido no espaço físico”. Dessa forma, o público está sendo imerso, capítulo por capítulo, ou melhor, sala por sala, com técnicas ou tecnologias diferentes.
Luz, áudio e cores foram pensados tanto pelo Tim Burton, quanto pela sua fiel equipe. Cada detalhe é precioso. Eles trouxeram mecanismos atuais, de realidade virtual, ao mesmo tempo em que o público pode interagir com teatro de sombras. Cada sala, portanto, é uma descoberta.
Vale lembrar que Tim Burton já teve indicações para o Oscar (melhor filme de animação) e venceu um Globo de Ouro com Alice no País das Maravilhas (melhor filme de comédia/musical). Sempre com esse aspecto sombrio e com toques de filme de terror, ele possui uma vasta lista de filmes reconhecidos, como Edward Mãos de Tesoura, A Fantástica Fábrica de Chocolate, Os Fantasmas se Divertem, as animações A Noiva-Cadáver, Coraline e O Estranho Mundo de Jack, são alguns exemplos. Mas a lista é enorme, pois dirigiu também filmes considerados Blockbusters, como algumas das várias versões do Batman, que é um herói sombrio.
Mais informações para quem estiver interessado:
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h;
Ingressos: de R$ 20,00 a R$ 100,00 (valores variam por conta da data e período) no site ingressorapido.com.br.
Bilheteria física da Oca: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, S/n – Portão 3 – Vila Mariana, São Paulo
Imagem Destaque: Divulgação