Segundo dados da plataforma de inovação Distrito, as startups brasileiras captaram 44% menos no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período no ano anterior. Já de acordo com o site Layoffs Brasil, 5.689 pessoas foram demitidas nessas empresas. O mercado, ainda mais no Brasil, não está passando por uma boa fase e isso acontece há algum tempo sem grandes chances de melhores perspectivas.
Momento oportuno para a leitura deste livro, que ganhou versão atualizada na pandemia, trazendo uma provocação entre a escolha de ser um homo sapiens ou um réptil, que possui somente um cérebro primitivo, ou seja, que age de forma instintiva. A expressão “efeito iguana” evidencia instituições que planejam no curto prazo, são imediatistas e centradas na sobrevivência do negócio. Ao enfrentarem problemas, essas empresas não utilizam da criatividade e risco, algo que exigiria um cérebro “pensante”, e buscam, consequentemente, soluções automatizadas, previsíveis.
A autora Graziela Di Giorgi é CGO (Chief Growth Officer) e diretora Brasil da SCOPEN, e faz uma análise comparativa de inovação entre 21 países. Países de cultura latina, como Brasil, Itália e Espanha têm características bem parecidas, como alta submissão e alta aversão à incerteza, diferentemente de Suécia, Inglaterra e Estados Unidos, que têm baixa submissão e aversão à incerteza. Há componentes do contexto cultural e histórico que os influenciam fortemente, desde a educação familiar, escolar ou corporativa. E, ao sabermos e reconhecermos esses pontos, conseguimos descobrir uma forma para “desenvolver anticorpos” que nos blindem dessas influências.
Interessante notar que a função de Chief Growth Officer, desempenhada pela autora do livro “O Efeito Iguana”, é relativamente nova no mercado corporativo. Na tradução literal, ela é uma Diretora de Crescimento. Uma das principais funções de um CGO é pensar justamente no longo prazo de uma companhia, com uma visão na reputação da marca e também nos resultados do negócio.
Dessa forma, o livro “O Efeito Iguana” é uma boa indicação para quem está buscando uma visão inovadora e estratégica para sua empresa.
O Efeito Iguana — Descubra como as empresas inovadoras se diferenciam e saia da inércia
Autor: Graziela Di Giorgi
Editora: Alta Books
Idioma: Português
Publicação: 2015
Páginas: 376
Encontrei uma entrevista com a autora falando um pouco sobre o que ela acredita:
Mais sobre a autora:
Linkedin
Instagram
Quer visualizar o livro antes de comprar? Clique aqui!
Onde comprar: Impresso
Foto da autora: Douglas Luccena/Divulgação