Este livro “Mainstream”, escrito pelo jornalista francês e doutor em sociologia Frédéric Martel é o resultado de cerca de 5 anos de pesquisa em campo. O autor entrevistou mais de 1200 pessoas de 30 países em cinco continentes. Conhecido por se interessar pela indústria criativa e cultura digital, Martel constata a forte presença de conteúdos norte-americanos no planeta, mas reforça que existe uma batalha mundial entre “os meios de comunicação pelo controle da informação”.
Dessa forma, o livro “Mainstream” conclui que os bens e serviços culturais americanos continuam a dominar o mercado cultural global, fazendo com que a língua inglesa continue seu movimento de se tornar uma língua quase universal, reduzindo o papel das demais. Isso faz com que os Estados Unidos tenham maior capacidade de influenciar outras culturas e sociedades, o “soft power”.
Isso também faz parte do que alguns estrategistas chamam de “poder inteligente”. A combinação de poder militar superior com influência cultural coloca os EUA em uma posição excepcionalmente vantajosa, embora atualmente eu perceba que essa influência com tendência econômica e militar está em diminuição gradativa.
Segundo o autor, “a dominância americana envolve muito mais do que apenas impor filmes, músicas e formatos de televisão feitos nos Estados Unidos a outros países. É um impulso mais amplo em que os EUA buscam constantemente multiplicar e ampliar seus mercados e estão sempre trabalhando para fabricar um desejo global por produtos americanos – e depois satisfazê-lo”, explica e acrescenta que embora isso não destrua as culturas nacionais, deixa pouco espaço para que outros países tentem competir com seus próprios bens e serviços culturais.
Mesmo sendo uma leitura um pouco extensa – são 490 páginas – é um livro excelente para entendermos com mais profundidade temas como comunicação e cultura, além notarmos a influência disso em nossas vidas.
Mainstream – A guerra global das mídias e das culturas
Autor: Frederic Martel
Editora: Civilização Brasileira
Idioma: Português
Publicação: 2012
Páginas: 490
Encontrei um vídeo do Lucas Conchetto no YouTube com comentários bem interessantes sobre o livro:
Mais sobre o autor:
Site
Linkedin
Twitter
Instagram
Quer visualizar o livro antes de comprar? Clique aqui!
Onde comprar: Impresso | Kindle
Outros livros do mesmo autor: Amazon
Mais sobre o autor na Wikipedia.
Leia também: O Efeito Iguana