Em setembro teremos mais uma edição do Rock in Rio. Iron Maiden, Dream Theater e Sepultura se misturam com Justin Bieber, Demi Lovato, Iza. Da mesma forma em que temos Gilberto Gil, Luísa Sonza e Emicida. Mais diverso, impossível.
A primeira edição deste enorme evento musical foi no ano de 1985. E eu estava lá, do alto de meus 13/14 anos. Pude assistir, com meus próprios olhos e emoções à flor da pele, Iron Maiden, Whitesnake e Scorpions. E foi histórico: além desses grupos, tivemos Queen, Ney Matogrosso, Kid Abelha, Os Paralamas do Sucesso, AC/DC, Rod Stewart, Ozzy Osbourne, Rita Lee e Lulu Santos!
Uma bela mistura de ritmos e um nível altíssimo de artistas. Mais de um milhão de pessoas estavam na plateia. Foram 10 dias e mais de 30 músicos, nacionais e internacionais. O momento também era especial: a Ditadura Militar no Brasil, que durou 21 anos, terminou no dia 15 de março de 1985. A Nova República teve início com a vitória da chapa de Tancredo Neves-José Sarney e da posse de Sarney como presidente do país.
O idealizador do evento, o empresário brasileiro Roberto Medina, foi um visionário e excelente empreendedor. Desde a sua criação, o Rock in Rio é reconhecido como o maior festival de música do planeta.
Como todo grande evento, ele seguiu cheio de curiosidades: Ozzy Osbourne teve que assinar um contrato garantindo que ele não devoraria morcegos no palco (fazendo uma alusão a um morcego que ele abocanhou durante um show achando que fosse de brincadeira).
Já Ney Matogrosso não usou morcegos, mas sim pombas no show de estreia. E, claro, a simbologia era outra. Os pássaros foram soltos durante a interpretação da música “Rosa de Hiroshima”. Enquanto isso, o público usava luvas fosforescentes que haviam sido distribuídas pelos organizadores do festival.
Fred Mercury, do Queen, também foi excepcional: usou peruca e seios postiços para cantar “I want to break free”. E, mesmo com atraso, o grupo Iron Maiden foi responsável por um show memorável.
Ouvir dizer que a palavra “metaleiro” foi inventada durante a primeira edição do Rock in Rio. Acredito. White Snake fez um show pesado naquela noite e nos divertimos muito.
Segundo Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, “o festival nasceu cinco vezes maior que o Woodstock!”. Aliás, ela é a responsável por ter levado o evento para o velho continente. O Rock in Rio Lisboa, por sua vez, terá início logo, em 18 de junho. E, para saber a programação do Rock in Rio Brasil segue aqui o site: https://rockinrio.com
Alguns vídeos do Rock in Rio 1985
Queen – Love of my Life
Whitesnake – Crying in the rain
Show completo do Iron Maiden